domingo, 19 de fevereiro de 2017

Brasileiros criam robô anticorrupção

Será que o Brasil tem jeito?

Às vezes eu cometo o erro de achar que tem... 

exemplos como a lava-jato, a gestão do Dória em São Paulo e agora essa iniciativa, intitulada "Operação Serenata de Amor", de um programador gaúcho de 23 anos de idade chamado Irio Musskopf me dão essa fugaz esperança.

operação serenata de amor


Reparem que um cara, praticamente sozinho e com um pequeno crowdfunding, conseguiu construir um sistema que fiscaliza os gastos dos nossos ilustrississíssimos deputados federais. Vai me dizer que não dava para o próprio congresso fazer um projeto desses? Claro que dava, mas não há interesse. Lembrando que é o congresso, com o auxílio do Tribunal de Contas da União, é quem deve fiscalizar o Poder Executivo. Who watches the watchmen? 

Coincidentemente, eu bem vi esse projeto no Catarse essa semana e tinha ficado de pesquisar mais sobre para, quem sabe, fazer uma doação a eles.

Leia um trecho da matéria que saiu semana passada no Estadão.

No desenho animado ‘Os Jetsons’, sucesso na década de 1960, a robô Rosie ajudava a família futurista a administrar a casa. Agora, um algoritmo criado no Brasil – que ganhou o mesmo nome em homenagem ao desenho animado – enfrenta um desafio ainda maior: manter o País em ordem. Criado pelo programador gaúcho Irio Musskopf, de 23 anos, a Rosie analisa os gastos de políticos durante seus mandatos. Ela já identificou quase R$ 380 mil em notas fiscais irregulares, que levaram a denúncias contra mais de 200 deputados federais.
“Durante as eleições municipais do ano passado, comecei a pesquisar e a analisar informações dos candidatos à prefeitura para escolher em quem votar”, conta Musskopf, em entrevista ao Estado. “Logo percebi que esse tipo de análise poderia ser feita em larga escala, por uma inteligência artificial.”

Para quem quiser ler a matéria completa do Estadão, é só clicar aqui.

Para quem quiser apoiar, aqui está o link do Projeto Operação Serenata de Amor no Catarse.


Temo pela vida do criador desse projeto caso ele vá adiante e comece a incomodar muito nossos nobres deputados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário