segunda-feira, 6 de março de 2017

Qual é a banca mais parecida com a CONSULPLAN?


Muita gente ficou quebrando a cabeça quando o TRF 2 (Tribunal Regional Federal da Segunda Região - RJ e ES) anunciou que a banca que iria realizar o seu concurso de 2017 seria a Consulplan. Muita gente nunca tinha ouvido falar dela, pois trata-se de uma banca de pouca tradição e que geralmente só realiza concursos pequenos, como de prefeituras do interior e pequenas empresas públicas.

Já que a Consulplan realizou o tão aguardado concurso do TRF 2 (só para vocês terem noção, o salário inicial de técnico administrativo, que só precisa de segundo grau, é de R$6.167,99), que não era realizado desde 2012, é seguro afirmar que provavelmente ela realizará outros concursos de grandes órgãos da administração pública brasileira.

Ou seja, é hora de entender como funciona a cabeça dessa banca para se preparar para futuros certames, focando nos conteúdos que mais caem em cada disciplina.

Apesar do concurso TRF 2 2017 ser o primeiro grande concurso realizado pela Consulplan, ela já realizou, esporadicamente, outros concursos relevantes, tais como:

  • TSE 2012 
  • TJ/MG 2016
  • TRE/MG 2015
Banca Consulplan

Como é o estilo da Consulplan? As provas são difíceis?

Não. É uma banca mais objetiva, como a CESPE E A FCC, mas sem os textos enormes desta e sem as questões de múltipla escolha, onde uma errada anula uma certa, como a primeira. Também não costuma criar "invencionices" nas questões de português como a FGV.

Resumindo: A Consulplan usa textos curtos em suas questões, é bem direta ao ponto, cobra muito letra seca da lei e não costuma cobrar jurisprudências do STF, STJ, etc. Suas questões sempre tem apenas quatro alternativas, contra cinco da maioria da bancas.

Estudar baseado nas questões da Consulplan é um pouco complicado, porque tirando português, há poucas questões de cada disciplina disponíveis para estudarmos em sites como o Qconcursos, especialmente de Código de Processo Civil, que foi atualizado em 2015, deixando todas as questões de anos anteriores obsoletas.

Então a dica é: estude através de questões da FCC, que cobra muito lei seca, e da CESPE, para ficar atento a pegadinhas, principalmente onde o avaliador escreve um trecho inteiro da lei certinho, mas muda uma palavra só, tornando a assertiva completamente errada.

Evite usar questões da FGV de português, pois a FGV tem umas abordagens bem específicas que só ela usa. Tanto a FCC quando a CESPE têm um nível de dificuldade mais elevado que a Consulplan, então estudando por questões dessas duas bancas você estará bem preparado para a sua prova.


Prepare-se com antecedência


Essa dica é de ouro e vale para qualquer prova de qualquer banca. Você acabou de fazer a prova do TRF 2? Foi cansativa pra caramba, eu sei. Tire um dia de folga para relaxar, mas depois disso já comece a se preparar para o seu próximo concurso. O TRE-RJ está para abrir e o TJ-PR está com inscrições abertas.

Não espere o edital sair, já estude aquelas matérias básicas que caem em quase todas as provas: Direito Administrativo, Constitucional, Português, RLM e, quando for o caso, Informática. Assim, quando o edital sair, você já estará afiado nessas matérias e terá mais tempo para estudar outras mas específicas, como processo civil, arquivologia, administração pública, direito tributário, previdenciário, etc.

prova concurso público

Onde achar material bom para estudar?

Esse ponto é importantíssimo. Eu já estudei com o Alfacon, Estratégia Concursos e Ponto dos Concursos. Todos são muito bons e oferecem várias opções de cursos, então cabe a você pesquisar qual se adequa mais a sua necessidade.

Todos eles oferecem cursos à distância e, na minha experiência, são bem melhores que cursos presenciais, pois elimina o gasto de tempo e dinheiro com deslocamento e lanches, maximiza o seu tempo e você consegue estudar no seu ritmo ao invés de em uma sala com vários alunos com níveis diferentes de conhecimento.

Independentemente de qual curso você escolher, ou mesmo se escolher nenhum curso, eu recomendo que utilize o site Qconcursos, um site com muitas questões de concursos para resolver, além de ter videoaulas também (embora algumas não sejam muito boas, especialmente as de informática do professor Frank), mas pelo preço que se paga não da para reclamar, o filé mesmo são as questões, muitas comentadas por professores, mas praticamente TODAS comentadas por alunos e, muitas vezes, os comentários dos alunos são melhores que os dos professores.

Já vi até professor de curso grande usando o comentário dos alunos do QC em seu material de coaching, mas deixa isso para lá...

Eu não estou recebendo nada para fazer propaganda para esse site (infelizmente), mas é que realmente é uma ótima ferramenta para estudar para concursos públicos, tendo um ótimo custo/benefício.

A parte ruim é que, como o site é bom e o custo não é muito alto, eles já tem tantos usuários que é comum que o Qconcursos saia do ar em alguns momentos, mas quem disse que a vida de concurseiro é fácil?

Se você quiser baixar as provas da CONSULPLAN, elas estão disponível no próprio site da (des)organizadora e também no site PCI Concursos.

A CONSULPLAN é confiável?

Não! Como eu disse no post "A nova realidade dos Concursos Públicos no Brasil", a prova do TRF 2, nível médio, organizada pela CONSULPLAN,  nada mais, nada menos, do que 10 questões com erros ou fora do edital, sendo que o edital era gigantesco e a prova tinha apenas 40 questões.

Além disso, a banca não divulgou um calendário pós-prova, com a data de divulgação dos recursos, do gabarito oficial, da homologação do resultado, etc. Um absurdo!

Onde fica a CONSULPLAN?

A sede da CONSULPLAN fica na Av. Rio Branco, 135 - Sl 503 - Centro, Rio de Janeiro - RJ. O seu site oficial é www.consulplan.net.

Contato: (21) 2584-2090 | email atendimento @consulplan.com

9 comentários:

  1. Perfeito MIM, desde já é bom se adiantar e ir entendo a consulplan, tendo em vista que a banca aparenta vir ganhando espaço; concordo quando vc aponta a FCC como uma banca relativamente similar; a consulplan cobra lei seca e costuma trocar somente uma palavra do texto original da lei para apontar uma questão como errada; no mais é importante ressaltar aquela mania da consulplan de colocar diversas questões do tipo "tds as opções estão corretas, EXCETO", parece bobo, mas esse exceto já me quebrou varias vezes por distração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, quer me quebrar é colocar uma questão pra marcar a opção ERRADA. Nessa prova mesmo do TRF eu errei uma questão que eu sabia por causa disso...

      Excluir
  2. É interessante que outras instituições cresçam e se tornem outra opção no mercado dos concursos mais "gabaritados". Na minha época de concurseiro eram apenas: cespe, fgc e fcc.

    Quanto à antecedência, o interessado deve planejar bem o que quer por área e estudar anos naquela linha, antes mesmo de sonhar com o lançamento do edital. Ficar atirando pra todo lado, hoje em dia, não dá.

    Sucesso nos concursos. Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, me pareceu uma Fcc de uns anos atrás, bem objetiva e sem firulas.

    Abc

    ResponderExcluir
  4. MIN,

    Muito bom vc escrever sobre concursos... eu estou entrando nesse "ramo", e pretendo falar de concursos tb...
    Conhece mais algum blog q fala disso?

    Abraço e tamo junto!
    PD7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, PD7!

      Sim, tem o http://carreiradeconcurseiro.blogspot.com/.

      Abraço

      Excluir
  5. Errado! Consulplan ultimamente está quebrando com textos extensos e questões de dupla interpretação em português e preparem-se pois ela geralmente não tem cronograma, te fazendo esperar mais de dois looongos meses sem previsão para resultado final.

    ResponderExcluir